top of page
  • bgwebmkt

VÍDEO INSTITUCIONAL: Por que investir e qual a importância dele?

Vídeo institucional é uma peça de comunicação, realizada no suporte vídeo, para divulgar uma empresa, uma marca ou uma atividade da empresa. Geralmente é utilizada para ser exibida em eventos, sites institucionais e na própria empresa, para clientes ou colaboradores.





Vivemos em uma era digitalizada, em que a produção de conteúdo é tão rápida quanto o seu consumo. Seja para fins educacionais, empresariais ou simplesmente de entretenimento, o fato é que as pessoas estão evoluindo ao lado da tecnologia.

Portanto, é correto afirmar que plataformas de streaming de vídeos como o Youtube e a Netflix estão se tornando cada vez mais populares por causa do perfil e da mentalidade do consumidor moderno.


Isso significa que o público, em geral, aceita uma propaganda ou um conteúdo de teor empresarial com muito mais facilidade quando ele é divulgado em formato audiovisual. Por isso, no artigo de hoje mostraremos o que é um vídeo institucional e qual a sua importância no mercado atual. Continue a leitura para conferir!


O que é um vídeo institucional?


O vídeo institucional é uma ferramenta de comunicação que utiliza recursos audiovisuais para transmitir uma mensagem, apresentar um conceito, lançar um novo produto ou contar uma história ao público-alvo de uma empresa.

Em geral, esse tipo de material é usado com o intuito de mostrar a infraestrutura do negócio, gerando mais credibilidade para a empresa diante do mercado em que ela atua. Por isso, também é conhecido como vídeo empresarial, vídeo corporativo ou vídeo marketing.

É muito comum que seja divulgado no próprio site da empresa, nas redes sociais, em eventos para sócios e investidores e até mesmo dentro da corporação, tendo como alvo os seus colaboradores, clientes e parceiros.

Além disso, o vídeo institucional é uma ferramenta geralmente integrada às estratégias dos departamentos de marketing e comunicação de empresas competitivas e com perspectiva de expansão de negócios.

Por isso, é imprescindível que se tome uma série de cuidados na hora de produzir esse formato de conteúdo, já que ele será um “resumo” dos valores da organização e será direcionado ao segmento em que ela atua no mercado.

Veja um exemplo de vídeo institucional produzido por nós!


Por que é importante criar um vídeo institucional e quais vantagens ele proporciona?


Melhorar a imagem da empresa, dar a ela destaque e credibilidade e aumentar o engajamento com o público são apenas alguns dos benefícios que podemos citar. Dentre as vantagens que o vídeo institucional tem a oferecer, é correto afirmar que ele ajuda a:


Contar a história do empreendimento


O objetivo mais tradicional desse tipo de conteúdo é agregar valor à empresa, contando sua história, falando sobre os seus fundadores, como ela começou, o que faz, entre outras informações.


Atrair possíveis investidores para o negócio


O vídeo institucional é comumente utilizado por startups e negócios inovadores que estão no começo como meio de argumentar nas etapas de captação de investidores. Por isso, serve para explorar a cultura da organização, apresentar as habilidades da equipe, os benefícios de investir nela e, é claro, o potencial de seus produtos ou serviços.


Revelar uma nova ideia ao mercado


Existe forma melhor de revelar uma ideia ou conceito ao mercado do que através de um vídeo institucional? Além de garantir o engajamento dos espectadores, é uma maneira eficaz de transmitir informação.


A ideia de integrar texto, áudio, imagem e infográfico em um único conteúdo em forma de apresentação torna o entendimento muito mais fácil.


Não é coincidência que muitas empresas de tecnologia utilizem essa plataforma para lançar novas funcionalidades de um software, inaugurar um e-commerce e até mesmo apresentar um projeto inovador ao mercado.


Lançar novos produtos ou serviços


Graças à popularização das redes sociais e das mídias digitais, está se tornando cada vez mais fácil expandir o poder de alcance das ações de marketing, assim como lançar novos produtos ou serviços e mostrá-los ao consumidor.


Por exemplo, você já deve ter se deparado com algum vídeo de ótima qualidade produzido pela Apple para o lançamento de novos modelos de seus dispositivos móveis.


Otimizar a comunicação interna


Dentre as funcionalidades do vídeo institucional, não poderíamos deixar de citar o uso dentro do próprio ambiente corporativo, com fins motivacionais e educacionais. O que queremos dizer é que ele também é muito importante como ferramenta de treinamento e comunicação interna nas empresas.


Por exemplo, a organização pode divulgar um projeto relevante para cada departamento, além de assuntos específicos, como os benefícios que oferece aos colaboradores e planos de carreira, de forma que alinhe suas expectativas aos valores do negócio.


Como criar um vídeo institucional de qualidade?


Estipule um objetivo e faça o planejamento


Antes de prosseguir com o desenvolvimento do seu vídeo institucional, é necessário estipular qual será o objetivo do conteúdo e quais metas ele deve atingir para ser considerado bem-sucedido. Como dissemos, o material pode ser utilizado para:

  • apresentar a empresa ao público;

  • alcançar novos investidores;

  • lançar um produto ou serviço no mercado;

  • fortalecer a imagem do negócio.

É importante que o objetivo seja definido logo no início, para que todo o projeto tenha uma base concreta para se pautar e as estratégias sejam mais objetivas durante o desenvolvimento.


Vale ressaltar, ainda, que aspectos relevantes devem ser definidos desde o começo da produção de vídeo, como a verba disponível para sua realização, tempo necessário versus prazo limite, público que deve ser atingido, roteiro de produção, localidades em que será divulgado, entre outras questões.


Crie um roteiro e conte uma história


Você já ouviu falar em storytelling? Pois bem, trata-se de um recurso muito importante que é aplicado durante as etapas iniciais de desenvolvimento de um vídeo institucional.


Considerando que o cérebro humano tem muito mais facilidade em assimilar e se engajar com histórias contadas do que com dados e informações soltas sem contexto, a criação de um roteiro que conta uma história pode ser uma estratégia muito eficiente.


Por isso, empenhe-se em desenvolver narrativas surpreendentes, analogias criativas e personagens inesquecíveis, sempre usando um tom positivo e uma linguagem de fácil entendimento. Isso permite que sua empresa seja contextualizada de forma natural em um cenário atrativo e encantador.


Você já deve ter se deparado com esse tipo de material inúmeras vezes sem que tenha percebido.


Por exemplo, instituições bancárias têm o hábito de “apelar” para o lado emocional de seus consumidores por meio de histórias inspiradoras, enquanto a maioria das empresas do setor automobilístico foca em despertar o lado aventureiro e “selvagem” do público, não é verdade? Tratam-se de técnicas de storytelling para se comunicar com o consumidor.


Contrate um serviço especializado para criar seu vídeo institucional


Contrate um serviço especializado para criar seu vídeo institucional

Contratar uma produtora especializada que é composta por uma equipe de profissionais experientes no mercado de produção audiovisual não é um capricho, mas sim uma forma de assegurar que o resultado final de seu projeto seja de qualidade e que seu tempo seja otimizado com total aproveitamento de produtividade.

Se considerarmos que esse vídeo projetará a imagem de seu negócio no mercado, é ainda mais importante garantir que todo o trabalho seja realizado por uma empresa que, além de saber o que está fazendo, conta com equipamentos e recursos de alta tecnologia para desenvolver todo o projeto.

Para finalizar, vale lembrar que o vídeo institucional é um formato atemporal. Ou seja, ele se mantém atualizado por tempo indeterminado, já que pode ser usado durante muitos e muitos anos, tornando-o um investimento com ótimo custo-benefício.



7 visualizações0 comentário
bottom of page